IVAN GRILO

Ivan Grilo nasceu em Itatiba, SP, Brasil, 1986:

Na série FRÁGIL, Ivan Grilo apresenta trabalhos de impressão de fotografias de acervo histórico sobre blocos de papel, mais especificamente na lateral dos blocos.

As mais de mil folhas de papel não estão fixadas entre si e, dessa forma, permanecem na iminência de uma desconstrução, a qual é reforçada pelo detalhe da delicada suspensão dos blocos por meio de um suporte metálico em ‘L’.

” [...] O trabalho de Ivan Grilo problematiza a construção das imagens a partir da fragilidade de sua condição. Tendo como referência registros encontrados em acervos históricos, sua transposição através da impressão coloca em evidência tanto a fragilidade dessas imagens quanto da memória que asseguraria sua permanência. Aqui há sempre a espera eminente de um possível apagamento, da desconstrução como esfacelamento.[...] ” Ivair Reinaldim

ESQUECER

Série resultante de uma pesquisa em torno dos binômios solidez/fragilidade e memória/apagamento, ESQUECER versa sobre o desfiar da lembrança, sobre a fragilidade dos acervos, sobre o esquecimento que nos acomete todo o tempo…

Esse esquecimento pode ser visto não só como perda, mas como preparação, como escrito pelo romancista português Valter Hugo Mãe: “Vejo o esquecimento como preparação no sentido de que vamos deixando as coisas aos poucos, permitindo que algumas coisas desapareçam, se tornem desimportantes para nós.”

Em ESQUECER há um apagamento de retratos de acervo a partir do acúmulo de placas de acrílico transparente em sua montagem. A delicadeza do acrílico, costumeiramente utilizada como invólucro, aqui, acumulada subversivamente, vela as imagens a partir de sua justaposição.

 

 

2 Comentários | Categoria(s): #obrasilcoms, arte

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. [...] diretamente na fonte: A Pattern a Day window.location = [...]

  2. [...] Ivan Grilo Curtir isso:Curtir Carregando… [...]